Associação Norte-Rio-grandense de Arqueologia
Boletim de notícias
II Semana de estudos Arqueológicos/Etnoaqueológicos, de 27 a 29 de agosto de 2018.
Coordenação e organização: Márcia Vasques e Francisca Miller
Sugestão de objetivo: O presente evento, tem como principal objetivo congregar a comunidade acadêmica, entre professores e estudantes, além de profissionais que estão ligados à arqueologia brasileira, e principalmente à arqueologia desenvolvida no estado do Rio Grande do Norte, para poder discutir os caminhos que esta ciência vem se desenvolvendo atualmente.
Sugestão de Justificativa:
PROGRAMAÇÃO
27 de agosto
10:00-12:00h Palestra de abertura – Arqueologia da alimentação: novos horizontes para o estudo dos grupos pré-históricos ceramistas no nordeste do Brasil.
Profa. Dra. Claudia Alves Oliveira
Doutora em Arqueologia – MAE/USP
Programa de Pós-Graduação em Arqueologia – UFPE
14:00-16:00h Mesa-redonda 1 : Diálogos e Reflexões Sobre a Formação dos Acervos Arqueológicos das Instituições de Guarda do Nordeste e Norte.
( Moysés e Luciano MCC)
Intervalo
Mostra de artefatos arqueológicos do acervo do Setor de Arqueologia do MCC (Coordenação. Luciano, Moysés).
28 de agosto 9
8:00-9:40h Minicurso: Experimentação Arqueológica e Experiênciação da cultura material no ensino de história e do Patrimônio :
Profa. Dra. Airan dos Santos Borges - DHC/CERES/UFRN
Diógenes Santos Saldanha - Licenciado em História - UFRN
Hozana Danize Lopes Souza - Licenciada em História – UFRN
10:00-12:00h Mesa-redonda 2 - Ciberarqueologia e Arqueologia Digital (Coord. Marcia Severina Vasques, Maria Isabel D'Agostino Fleming - MAE/USP, Alex da Silva Martire - MAE/USP).
Essa mesa-redonda tem como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos no LARP - Laboratório de Arqueologia Romana Provincial - USP voltados para a aplicação de novas tecnologias (como Realidade Virtual e Aumentada) à pesquisa arqueológica no âmbito das humanidades digitais, assim como utilizadas no campo da educação, com a simulação de sítios, ambientes e paisagens.
14:00-16:00h Mesa-redonda 3: As pesquisas arqueológicas no licenciamento ambiental no Rio Grande do Norte (Coord. Francisca, Luiz Rocha; convidados: Iphan e convidados).
Intervalo
16:30-18:30 - Sessão de comunicações livres
19:00 - 20:00
Palestras ?"A arqueologia histórica no contexto regional e local: temas, abordagens e métodos".
Dr. Roberto Airon
29 de agosto 9
8:00-9:40h Minicurso: Experimentação Arqueológica e Experiênciação da cultura material no ensino de história e do Patrimônio
10:00-12:00h Mesa-redonda 4 - A Cerâmica enquanto documento histórico e arqueológico.
Prof. Dr. Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva - DHC/CERES/UFRN
Prof. Dr. Ângelo Alves Corrêa - Departamento de Arqueologia/PPGARq/UFPI
Profa. Dra. Airan dos Santos Borges Oliveira - DHC/CERES/UFRN
14:00-16:00 Reunião da ANA
Intervalo
16:30-18:30 – Palestra de encerramento
Título: “As pesquisas arqueológicas em arte rupestre no Rio Grande do Norte". Dr.Valdeci
– Cliente/Público Alvo: Alunos da graduação e pós-graduação em ciências humanas e sociais, como antropologia, história, geografia, artes, turismo e alunos de outras áreas que estejam interessados no aprofundamento e atualização em Arqueologia e Etnoarqueologia.
CARTA ABERTA DO DIRETOR DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI
O diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi, Dr. Nilson Gabas Jr, confirmou que, se for mantido o atual quadro orçamentário, duas bases físicas da instituição terão que ser fechadas – o Parque Zoobotânico e a Estação Científica Ferreira Penna. Confira a íntegra da carta:
NOTÍCIAS DA ANA – No. 4
Novidades postadas no nosso Site incluem novos membros da Comissão Editorial, todas as Atas das reuniões. O Curso de Especialização em Arqueologia na UFRN - Reformulação dos links.
Novas Publicações – Avulsas e Textos Didáticos, novas fotos e muito mais.
Solicitamos aos sócios o envio das referências bibliográficas das suas publicações, especialmente os links on-line – e também fotos.
NOTÍCIAS DA ANA - Nº 1 - 13/JUN/201113/06/2011
Francisca Miller descobriu um artigo sobre as pesquisas do equipe de André Prous, da UFMG, na revista Minas Faz Ciência No. 31, nas pg. 26-29, “O Homem de Buritizeiro”. Interessante, mas me chamou a atenção o último parágrafo, que informa que “em 2005 e 2006, a equipe de pesquisa promoveu palestras para expor seu trabalho e sensibilizar os habitantes de Buritizeiro quanto à necessidade da preservação do sítio arqueológico. (...) Hernando Baggio afirma que o desenvolvimento de projetos de educação ambiental destinados a crianças e jovens da região é também um objetivo. ‘A compreensão do passado explica muitos fatos do presente. Ao reconstruir o ambiente paleoecológico local, é possível prever certas situações que podem ser induzidas pela ação do homem. Além disso, o conhecimento de hábitos e costumes do homem pré-histórico de Buritizeiro é importante para a formação da identidade dos atuais moradores’ ”. Mas, eles não leram ainda a nossa Cartilha!