Associação Norte-Rio-grandense de Arqueologia
Publicações
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
A ANA publica de forma eletrônica quatro séries, sendo a Revista da ANA, Publicações Avulsas, Textos Didáticos e o Boletim da ANA, e recebe textos sem data fixa. As nossas normas de publicação seguem, essencialmente, as de CLIO Arqueológica - UFPE.
Nas Publicações Avulsas publicamos monografias, manuais técnicos, teses e dissertações, originais e versando sobre a Arqueologia do Rio Grande do Norte e tópicos relevantes, trabalhos teóricos e metodológicos, etnoarqueologia de povos indígenas do Nordeste e do Brasil em geral e Etnografias Diacrônicas de povos relevantes.
Na publicação periódica da Revista da ANA publicamos artigos originais sobre a Arqueologia do Rio Grande do Norte e assuntos relevantes, relatórios e notas prévias e resenhas de livros de interesse aos nossos trabalhos.
Nos Textos Didáticos publicamos os textos originais, traduções ou sumários de trabalhos científicos relevantes à Arqueologia do RN e ao nosso programa didático que sejam, de outra maneira, de acesso difícil para os nossos alunos e pesquisadores.
No Boletim da ANA publicamos notícias e avisos sobre a nossa Associação, sobre o Patrimônio Arqueológico do RN e comunicações de autoridades locais sobre achados fortuitos.
Os textos submetidos para publicação deverão ser elaborados de acordo com as normas apresentadas abaixo e enviados por e-mail ou pelos correios a anarqueologia@yahoo.com.br e, no espaço “assunto” do e-mail escreve-se “Publicação”. A redação do texto pode ser em português, espanhol ou inglês, com resumos (abstratos) em português e inglês. Textos que não seguem as nossas normas serão devolvidos aos autores para correção. Artigos, sem indicação do seu nome, serão avaliados por dois pareceristas especialistas, também anônimos.
FORMATAÇÃO: Os textos devem ser elaborados em programa compatível ao Word for Windows (formato *.doc), fonte TNR (Times New Roman), tamanho12, espaço simples, papel A4, margens 2,5 em todos os lados, texto alinhado à esquerda, sem cabeçalhos ou rodapés, título e autor(-es) em negrito. Não use ferramentas de autoformação. Figuras e demais ilustrações, centralizadas, devem seguir numeração consecutiva (1, 2, 3,...) e com legenda.
ARTIGOS E MONOGRAFIAS devem ter a seguinte estrutura: Título, autor(-es), apenas nomes, resumo em português de 250 palavras máximo, até três palavras-chave, abstrato em inglês, até três key words, corpo do texto (começar em nova página), agradecimentos e reconhecimento de órgãos financiadores, nome(s) do(s) autor(ES) seguido pela afiliação institucional principal e endereço de correio eletrônico, notas de fim (se houver) e, referências bibliográficas citadas (ver exemplos abaixo).
IMAGENS: Os trabalhos devem empregar ilustrações e gráficos sem exagero de quantidade. As figuras devem ter uma resolução de 300dpi (mínimo), tamanho adequado para a visualização fácil e serem de formato “jpg”. Deve-se encaminhar as figuras separadamente do texto mas com indicações de onde serão incluídas no texto (p. ex., Figura 1, Figura2, etc.).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Incluir apenas fontes citadas no texto.
Obras citadas: Citações no texto devem seguir os seguintes exemplos:
(NASSER, 1971)
(NASSER, 1971: 17)
(NASSER, 1971: 15-19)
(CABRAL de CARVALHO e NASSER, 1983) – dois autores
(SANTOS JÚNIOR et al., 2007) – três ou mais autores
Livro
MILLER, Tom O., Jr. --- Métodos e técnicas de pesquisa nas ciências antropológicas. Natal: Ed. Universitária da UFRN, 1991.
Capítulo de Livro
MILLER, Tom O. – Stonework of the Xêtá Indians of Brazil In, HAYDEN, Brian – Lithic Use-wear Analysis. New York: Academic Press. P. 401-408. 1979.
Artigo em Revista
ALBUQUERQUE de MEDEIROS, Iago H., e Marluce LOPES da SILVA --- Levantamento das potencialidades arqueológicas e históricas da Cidade Alta (Séculos XVIII e XIX). In, Caderno da História, v. 6, no. 1, p. 43-66. 1999.
SANTOS, Onésimo Jerônimo --- Lascamento antrópico, lascamento natural e suas propriedades. CLIO Arqueológica, Arqueologia no. 14, p. 245-250. Recife: Programa de Pós-graduação em Arqueologia da UFPE. 2000.
Dissertação e Tese
MUTZENBERG, Demétrio da Silva --- Gênese e ocupação pré-histórica do sítio arqueológico Pedra do Alexandre: uma abordagem a paetir da caracterização paleoambiental do Vale do Rio Carnaúba, RN. Recife: Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da UFPE. Dissertação (Mestrado). 2007.
Publicações on-line
MILLER, T. O. – O Estudo dos carimbos postais do Brasil e do Rio Grande do Norte. Caicó: Revista Mneme: 2008.
http://cerescaico.ufrn.br/mneme/pdf/mneme23/225;pdf
Em qualquer outra circunstância, deve-se seguir as normas do ABNT.